- ICH GCP
- Registro de ensaios clínicos dos EUA
- Ensaio Clínico NCT00874341
Efeito de frutas e vegetais na resistência à insulina (FIRST)
7 de maio de 2015 atualizado por: Michelle McKinley, Queen's University, Belfast
Efeito dose-resposta de frutas e vegetais na resistência à insulina em pessoas saudáveis com excesso de peso e alto risco de doença cardiovascular
As evidências atuais indicam que a ingestão de frutas e vegetais e os padrões alimentares ricos em frutas e vegetais podem estar associados à redução da resistência à insulina e podem reduzir o risco de síndrome metabólica.
Se comprovada, essa relação pode explicar em parte a associação inversa entre a ingestão de frutas e vegetais e o risco de doença cardiovascular.
Atualmente, não há intervenções dietéticas publicadas que tenham examinado em detalhes a relação entre a ingestão de frutas e vegetais e a resistência à insulina.
Há, no entanto, algumas evidências preliminares de intervenções de dieta completa de que uma dieta rica em frutas e vegetais pode ter um efeito benéfico na resistência à insulina.
As evidências até o momento indicam que é necessária uma investigação da associação direta entre a ingestão de frutas e vegetais e a resistência à insulina em um estudo de intervenção cuidadosamente controlado.
Este estudo investigará o efeito dose-resposta da ingestão de frutas e vegetais na resistência à insulina em pessoas com sobrepeso e alto risco de DCV usando técnicas de ponta.
Visão geral do estudo
Status
Concluído
Condições
Intervenção / Tratamento
Tipo de estudo
Intervencional
Inscrição (Real)
105
Estágio
- Fase 1
Contactos e Locais
Esta seção fornece os detalhes de contato para aqueles que conduzem o estudo e informações sobre onde este estudo está sendo realizado.
Locais de estudo
-
-
-
Belfast, Reino Unido, BT12 6BJ
- Royal Victoria Hospital
-
-
Northern Ireland
-
Belfast, Northern Ireland, Reino Unido, BT12 6BJ
- Queen's University Belfast
-
-
Critérios de participação
Os pesquisadores procuram pessoas que se encaixem em uma determinada descrição, chamada de critérios de elegibilidade. Alguns exemplos desses critérios são a condição geral de saúde de uma pessoa ou tratamentos anteriores.
Critérios de elegibilidade
Idades elegíveis para estudo
18 anos e mais velhos (ADULTO, OLDER_ADULT)
Aceita Voluntários Saudáveis
Sim
Gêneros Elegíveis para o Estudo
Tudo
Descrição
Critério de inclusão:
- IMC entre 27-35
- Risco de DCV > 20% em 10 anos (usando as tabelas de avaliação de risco da Joint British Society)
- Baixo consumo de frutas e vegetais (<2 porções por dia)
Critério de exclusão:
- Diabetes
- DCV existente
- Intolerância/sensibilidade alimentar que impede a adesão a uma dieta rica em frutas e vegetais
- Indivíduos que tomam suplementos antioxidantes
- Cirurgia nos últimos 3 meses
- Gravidez/lactação
- Aspirina
- Indivíduos que seguem uma dieta para perda de peso
Plano de estudo
Esta seção fornece detalhes do plano de estudo, incluindo como o estudo é projetado e o que o estudo está medindo.
Como o estudo é projetado?
Detalhes do projeto
- Finalidade Principal: PREVENÇÃO
- Alocação: RANDOMIZADO
- Modelo Intervencional: PARALELO
- Mascaramento: NENHUM
Armas e Intervenções
Grupo de Participantes / Braço |
Intervenção / Tratamento |
|---|---|
|
SEM_INTERVENÇÃO: 1
|
|
|
ACTIVE_COMPARATOR: 2
4 porções de frutas e legumes por dia durante 12 semanas
|
Efeito dose-resposta da ingestão de frutas e vegetais (1-2 vs 4 vs 7 porções por dia durante 12 semanas)
|
|
ACTIVE_COMPARATOR: 3
7 porções de frutas e vegetais por dia durante 12 semanas
|
Efeito dose-resposta da ingestão de frutas e vegetais (1-2 vs 4 vs 7 porções por dia durante 12 semanas)
|
O que o estudo está medindo?
Medidas de resultados primários
Medida de resultado |
Prazo |
|---|---|
|
Resistência à insulina (clamp euglicêmico-hiperinsulinêmico em duas etapas)
Prazo: Início e fim da intervenção de 12 semanas
|
Início e fim da intervenção de 12 semanas
|
Medidas de resultados secundários
Medida de resultado |
Prazo |
|---|---|
|
Consumo autorrelatado de frutas e hortaliças (número de porções por dia)
Prazo: Início e fim da intervenção de 12 semanas
|
Início e fim da intervenção de 12 semanas
|
|
Fatores de risco cardiovascular
Prazo: Início e fim da intervenção de 12 semanas
|
Início e fim da intervenção de 12 semanas
|
|
Marcadores bioquímicos do estado nutricional
Prazo: Início e fim da intervenção de 12 semanas
|
Início e fim da intervenção de 12 semanas
|
Colaboradores e Investigadores
É aqui que você encontrará pessoas e organizações envolvidas com este estudo.
Patrocinador
Investigadores
- Investigador principal: Michelle McKinley, PhD, Queens University Belfast
Publicações e links úteis
A pessoa responsável por inserir informações sobre o estudo fornece voluntariamente essas publicações. Estes podem ser sobre qualquer coisa relacionada ao estudo.
Publicações Gerais
- Wallace IR, McEvoy CT, Hunter SJ, Hamill LL, Ennis CN, Bell PM, Patterson CC, Woodside JV, Young IS, McKinley MC. Dose-response effect of fruit and vegetables on insulin resistance in people at high risk of cardiovascular disease: a randomized controlled trial. Diabetes Care. 2013 Dec;36(12):3888-96. doi: 10.2337/dc13-0718. Epub 2013 Oct 15.
- Wallace IR, McKinley MC, McEvoy CT, Hamill LL, Ennis CN, McGinty A, Bell PM, Patterson CC, Woodside JV, Young IS, Hunter SJ. Serum 25-hydroxyvitamin D and insulin resistance in people at high risk of cardiovascular disease: a euglycaemic hyperinsulinaemic clamp study. Clin Endocrinol (Oxf). 2016 Sep;85(3):386-92. doi: 10.1111/cen.13100. Epub 2016 Jun 13.
- McEvoy CT, Wallace IR, Hamill LL, Neville CE, Hunter SJ, Patterson CC, Woodside JV, Chakravarthy U, Young IS, McKinley MC. Increasing fruit and vegetable intake has no effect on retinal vessel caliber in adults at high risk of developing cardiovascular disease. Nutr Metab Cardiovasc Dis. 2016 Apr;26(4):318-25. doi: 10.1016/j.numecd.2015.10.010. Epub 2015 Nov 14.
- McEvoy CT, Wallace IR, Hamill LL, Hunter SJ, Neville CE, Patterson CC, Woodside JV, Young IS, McKinley MC. Increasing Fruit and Vegetable Intake Has No Dose-Response Effect on Conventional Cardiovascular Risk Factors in Overweight Adults at High Risk of Developing Cardiovascular Disease. J Nutr. 2015 Jul;145(7):1464-71. doi: 10.3945/jn.115.213090. Epub 2015 May 13.
Datas de registro do estudo
Essas datas acompanham o progresso do registro do estudo e os envios de resumo dos resultados para ClinicalTrials.gov. Os registros do estudo e os resultados relatados são revisados pela National Library of Medicine (NLM) para garantir que atendam aos padrões específicos de controle de qualidade antes de serem publicados no site público.
Datas Principais do Estudo
Início do estudo
1 de janeiro de 2009
Conclusão Primária (REAL)
1 de julho de 2011
Conclusão do estudo (REAL)
1 de julho de 2011
Datas de inscrição no estudo
Enviado pela primeira vez
1 de abril de 2009
Enviado pela primeira vez que atendeu aos critérios de CQ
1 de abril de 2009
Primeira postagem (ESTIMATIVA)
2 de abril de 2009
Atualizações de registro de estudo
Última Atualização Postada (ESTIMATIVA)
8 de maio de 2015
Última atualização enviada que atendeu aos critérios de controle de qualidade
7 de maio de 2015
Última verificação
1 de maio de 2015
Mais Informações
Termos relacionados a este estudo
Palavras-chave
Termos MeSH relevantes adicionais
Outros números de identificação do estudo
- FSA study N02042
Essas informações foram obtidas diretamente do site clinicaltrials.gov sem nenhuma alteração. Se você tiver alguma solicitação para alterar, remover ou atualizar os detalhes do seu estudo, entre em contato com register@clinicaltrials.gov. Assim que uma alteração for implementada em clinicaltrials.gov, ela também será atualizada automaticamente em nosso site .
Ensaios clínicos em Doença cardiovascular
-
Mayo ClinicConcluídoRisco Cardiovascular | Prevenção CardiovascularEstados Unidos
-
Alliance For Medical Research in AfricaInstitut Pasteur de DakarAtivo, não recrutandoCâncer | Mortalidade | Cardiovascular | Doença cardiovascularSenegal
-
Martha BiddleInscrevendo-se por conviteRisco Cardiovascular | Redução do Risco CardiovascularEstados Unidos
-
Fu Jen Catholic UniversityRecrutamentoDoença cardiovascular | Cirurgia CardiovascularTaiwan
-
University of DelawareAtivo, não recrutandoFator de Risco Cardiovascular | Saúde cardiovascularEstados Unidos
-
Weill Medical College of Cornell UniversityAmerican Heart AssociationRecrutamentoCardiovascular | Saúde cardiovascular | Risco Cardiovascular (CV) | Fatores de risco para doenças cardiovasculares (DCV)Estados Unidos
-
IRCCS Policlinico S. DonatoIRCCS San Raffaele; Fondazione Policlinico Universitario Agostino Gemelli IRCCS e outros colaboradoresRecrutamentoRisco Cardiovascular | Risco cardiovascular genéticoItália
-
Oregon Health and Science UniversityConcluídoDoença cardiovascular | Fatores de Risco CardiovascularEstados Unidos
-
IRCCS Azienda Ospedaliero-Universitaria di BolognaRecrutamentoDoença Cardiovascular (DCV) | Incongruência de gênero | Risco Cardiovascular (CV) | Estado de Saúde Cardiovascular | Prevenção de Doenças Cardiovasculares | Doença Cardiovascular Aguda | Fator de Risco de Doença CardiovascularItália
-
Medical College of WisconsinNational Center for Complementary and Integrative Health (NCCIH)ConcluídoDoenças cardiovasculares | Fator de Risco Cardiovascular | Saúde cardiovascularEstados Unidos
Ensaios clínicos em Intervenção de frutas e legumes
-
Universidad San SebastiánAinda não está recrutandoEsgotamento | Pais